O Que é Botox Capilar? | Como Aplicar Passo a Passo!

Botox Capilar

Se você está com os cabelos ressecados com aquele “efeito palha”. Saiba tudo que precisa para acabar com este problema fazendo botox capilar em casa.

Botox capilar é um tratamento poderoso para tornar os cabelos mais fortes e sem pontas duplas. Também serve para tirar o frizz, dar brilho e hidratar.

É utilizado para combater o desgaste natural dos cabelos causado pelos agentes externos como o sol, chapinha, tratamentos químicos entre outros.

Age de maneira interna e externa nos fios. Internamente ele fornece elastina, colágeno, ceramida e lipídios (gordura essencial para dar brilho) . Externamente forma uma película protetora.

Mesmo conhecido como botox capilar, este tratamento não utiliza nenhum tipo de substância botulínica que é aplicada no botox corporal.

Então porque ele se chama botox capilar?

Tem esse nome pois praticamente tem a mesma função do seu “amigo” corporal. Ele preenche os fios tal qual a substância botulínica faz com as rugas.

Muitas pessoas confundem o botox capilar com alisamento, mas isso não é verdade.

O alisamento é um tratamento químico forte para alisar os cabelos. Já o botox capilar não possui químicos para isso. Ele nutre e fortalece tanto o cabelo que as vezes dá a impressão de alisamento.

Este efeito é mais visível em pessoas que já possuem cabelos lisos, já que os fios ficam brilhantes e menos quebradiços. Em cabelos muito ondulados, encaracolados ou crespos este efeito é menos perceptível.

Para que serve o Botox Capilar e seus benefícios

O botox capilar serve principalmente para fortalecer e nutrir os fios, entretanto, ele trás uma série de outros benefícios.

  • Hidratação – retém água com os nutrientes no interior da fibra capilar a fim de evitar o ressecamento.
  • Elimina o “efeito Palha Seca” – tratamentos químicos como relaxamento, mudança de cor e alisamentos deixam as cutículas capilares abertas e ressecadas dando o famoso efeito de “palha seca”. O botox capilar elimina este dano.
  • Proteção – forma uma capa protetora ao redor dos fios capilares protegendo contra ações externas.
  • Aumento de massa capilar – ao prevenir a queda do cabelo, diminuir o frizz e promover a unificação dos fios, automaticamente aumenta a massa capilar.
  • Reconstruçãorecupera os nutrientes perdidos, pois age no interior da fibra capilar.
  • Maleabilidade – devolve o balanço natural dos cabelos.
  • Efeito liso – para quem já possui cabelos lisos o botox capilar torna os fios mais lisos, porém não é um tratamento específico para este fim.

Deve-se fazer pelo menos duas vezes por mês, pois o efeito costuma durar de vinte a trinta dias. Claro que isso depende muito do tipo de cabelo e dos produtos utilizados.

Como fazer botox capilar caseiro? (Passo a passo)

É claro que fazer o botox capilar no salão tem suas vantagens, entretanto existem produtos para fazer o tratamento em casa que não deixam a desejar se você seguir o passo a passo de maneira correta.

Antes, é necessário escolher o produto adequado. É importante certificar de que não há a presença de formol, tioglicolato de amônia ou ácidos. Estes ingredientes são nocivos a saúde, principalmente para gestantes e lactantes.

Como fazer botox capilar?
Como fazer botox capilar?
  1.  Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos. É importante deixar o shampoo agindo por pelo menos cinco minutos no cabelo antes de enxaguar.
  2.  Não secar totalmente o cabelo após a lavagem. Passe o secador, mas tente deixar levemente úmido.
  3.  Divida o cabelo em mechas de mesma proporção. Um punhado que encaixe na mão sem ocupar muito volume e que facilite passar os produtos.
  4.  Aplique o produto nas mechas da raiz até a ponta, enluvando os fios e espalhando bem. A quantidade a ser utilizada depende do tamanho do cabelo e de cada mecha. A dica é: o suficiente que permita besuntar bem cada mecha.
  5.  Bom, feito isso, agora é deixar o produto agir de vinte a trinta minutos dependendo do estado do seu cabelo. Não precisa nenhum procedimento pra cobrir o cabelo.
  6.  Enxague o cabelo com bastante água.
  7.  Por fim, seque bem o cabelo com secador. Pode até mesmo usar chapinha na finalização, já que o cabelo está protegido.

Como você pode perceber ele traz uma série de vantagens e é uma excelente alternativa para cuidar das madeixas. Traz resultados realmente muito bons e promove a saúde capilar.

Existem algumas marcas que oferecem excelentes produtos para fazer o botox capilar em casa.

  • L´Óreal – Fiberceutic. (Como aplicar)
  • Forever Liss – Botox Capilar Argan Oil e Botox Orgânico. (Como aplicar)
  • Cadiveu – Plástica de Argila. (Como aplicar)
  • Y-Kas – BBTox Gold
  • Portier – Ciclos B-Tox Mask

Dúvidas frequentes

Botox Capilar é Selagem?

Não, embora sejam parecidos. A selagem utiliza produtos diferentes do botox capilar, embora a finalidade dos dois tratamentos seja a mesma.

O ingrediente principal da selagem é a queratina, já no botox é a elastina e colágeno. Na selagem costuma-se usar um produto no final para alisar os cabelos.

Botox Capilar alisa o cabelo?

A finalidade do botox é hidratar, nutrir e restaurar os fios. Tais componentes químicos não são capazes de alterar a estrutura capilar, apenas dão efeito de liso nos cabelos que já são lisos, pois diminui o volume.

Botox Capilar tem formol?

Existem alguns produtos que sim. Eles possuem uma pequena quantidade de formol na sua composição, porém são a minoria. O formol é bastante utilizado em escovas progressivas para alisamento.

O formol usado em excesso passa a ser uma substância cancerígena e por isso a ANVISA determinou seu uso controlado nos produtos capilares.

Quanto tempo dura o Botox Capilar?

A duração depende muito do tipo de produto, tipo de cabelo e o quão danificado estão os fios. Geralmente o efeito dura de vinte a quarenta e cindo dias (nas melhores condições).

Na pior das hipóteses o botox capilar tem duração de quinze dias, na qual exige duas aplicações mensais. Produtos pós botox capilar ajudam a manter o efeito por mais tempo.

Quem pode fazer Botox Capilar?

Qualquer pessoa acima de doze anos de idade pode fazer o botox, afinal é um tratamento sem químicos pesados para nutrir e hidratar os cabelos. Contudo, se o produto utilizado tiver pequena quantidade de formol, ácidos ou glutaraldeído na sua composição não deve ser usado por gestantes ou lactantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima